Aulas de Judo em Leiria www.judosantoamaro.pt

O judo aos olhos da psicologia clínica

Convidámos a Dra. Ana Oliveira  (Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta) para nos falar sobre os benefícios da prática do Judo em crianças e jovens.

 

Existem várias modalidades desportivas que os nossos filhos podem praticar… Na sua opinião, qual a principal vantagem na prática do Judo?

O Judo é o equilíbrio entre o exercício da mente e do corpo. Assim se pretende que seja também o desenvolvimento de uma criança ou jovem.

 

Que aspetos devem ser tomados em consideração quando se escolhe uma modalidade desportiva para os nossos filhos praticarem?

Quando pretende escolher uma modalidade desportiva para o seu filho, importa tomar em consideração alguns aspectos, como sejam (1) o gosto e expectativas do seu filho e também as suas (2) a capacidade de comprometimento com as rotinas da modalidade e (3) a variedade e qualidade dos benefícios associados à prática desse desporto.

 

Genericamente, quais são os benefícios da prática do Judo no Desenvolvimento Infantil?

Em traços gerais, o Judo permite desenvolver:

– Do ponto de vista Psicomotor (a coordenação motora; o fortalecimento muscular; o aperfeiçoamento dos reflexos; o equilíbrio e a noção corporal);

– Do ponto de vista Psicológico (a autoestima; o autoconceito; o equilíbrio mental; o autocontrolo e a cognição);

– Do ponto de vista Social (a disciplina; o respeito; a moral; a assertividade e o trabalho em equipa).

 

Poderá o Judo ajudar uma criança ou jovem que apresente algum tipo de dificuldade no seu dia-a-dia?

O Judo poderá ser indicado para crianças que apresentem dificuldades no controlo dos impulsos, agitação motora, problemas no cumprimento de regras, timidez, dificuldade em fazer amigos, baixa autoconfiança, problemas de concentração/atenção, agressividade, problemas de comportamento, entre outros. Deve sempre aconselhar-se com um profissional.

 

A partir de que idade considera aconselhado o início da prática de Judo?

– Do ponto de vista da modalidade, e segundo a opinião de alguns treinadores, o Judo poderá iniciar-se por volta dos 4 anos de idade. A decisão de iniciar antes desta idade (aos 3 anos) poderá passar por perceber como funciona a Escola ou Clube onde pretende inscrever o seu filho e inteirar-se das condições e do tipo de atividades desenvolvidas nesse contexto com as crianças desta idade.

– Do ponto de vista psicológico, os 3/4 anos são idades que se prestam ao início do desenvolvimento de opiniões e formação base de competências pessoais e sociais, portanto, a prática de Judo é altamente recomendada também para o bem-estar psicológico.

 

Agradecemos à Dra Ana Oliveira o tempo que nos dispensou e, também, a sua dedicação a entender esta modalidade que tanto nos apaixona.

 

7 comentários em “O judo aos olhos da psicologia clínica

  1. Conheço perfeitamente o Judo e sempre sonhei em por o mru filho no Judo. Está desde os 3 e recomendo mais que qualquer outro, pelos valores que transmite :Respeito e amizade entre outros.

    1. Francisco, muito obrigada pelo seu comentário que testemunha tão bem a grande família que é o Judo! OS valores do Judo acompanharão os pequenos atletas toda a vida!

  2. Deixei o Judo por más escolhas,mas todos anseio o dia em que vou voltar. Esta para breve. O Judo fez-me crescer bastante,iniciei a pratica de Judo na minha adolescencia e ajudou-me a ser uma adolescente diferente dos outros e com ideias reais. Para o Judo é preciso amor e dedicação,e é um amor tao simples de ganhar. É uma modalidade que faz bem ao corpo e à mente. Recomendo a toda a gente. Nunca é tarde para começar

  3. Sou psicólogo clínico e judoca. O judo traz ótimos ganhos para todas as áreas, disciplina, convívio social, aprender a tolerar a frustração (seja em competição ou na execução de movimentos na aulas), respeito, etc…
    Mas é importante lembrarmos que o judo é um complemento ao desenvolvimento de qualquer pessoas e no caso das crianças, a base da educação começa em casa, com disciplina e respeito na relação familiar.
    Sendo assim, um excelente judoca poderá ser formado, mas também um ser humano com condutas corretas e valores que desenvolvam nossa sociedade.

  4. Eu estou no judô a um tempo já, sou faixa laranja, nele você cria vários amigos, que sempre estão prontos para te ajudar, basta também olhar os pilares do judô
    Respeito
    Disciplina
    Educação

  5. Os beneficios do judo para mulheres sao diversos, tanto no plano fisico como no psicologico. Um deles e controle emocional. O trabalho disciplinar e sempre muito rigoroso , propiciando um combate constante ao estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *